Carandá Digital – Agência de Marketing Digital e Vendas para o Agronegócio, Construtoras e Incorporadoras

CRM: o que é e como ele te ajuda a aumentar o faturamento

Compartilhe este post:

CRM

O seu setor comercial consegue gerenciar todas as informações para vender de forma assertiva? O seu negócio consegue manter um relacionamento com o seu cliente? Se você respondeu não para uma dessas perguntas, então você precisa de um CRM. 

Apesar de já ser um termo bastante disseminado no empreendedorismo, é comum que algumas pessoas ainda não conheçam o verdadeiro significado e quais as principais finalidades que esta ferramenta pode trazer para a empresa. 

Neste artigo nós vamos te apresentar o que é essa ferramenta, quais os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio e como você pode utilizá-la. Confira! 

O que é o CRM? 

Do inglês Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), a sigla pode se referir tanto a um determinado sistema quanto ao método utilizado para gerir e construir um relacionamento com o cliente. 

É importante ressaltar que, apesar de servir como uma ferramenta com o foco no cliente, através do CRM é possível manter os dados e informações de todos os leads que não converteram, já que a ferramenta permite armazenar e construir uma base de dados dos contatos da empresa. 

E por que você deve se preocupar com a forma de se relacionar com os seus contatos? 

Numa pesquisa realizada pela Zendesk75% dos clientes afirmaram que estão dispostos a gastar mais para consumir em empresas que oferecem uma boa experiência 

Além disso, uma pesquisa realizada pela Capterra revelou que cerca de 47% dos entrevistados afirmou que a utilização de um CRM gerou um aumento significativo na satisfação e retenção de clientes. 

Assim, o objetivo do CRM é bastante simples: quanto maior a qualidade no relacionamento, mais clientes estarão satisfeitos com a empresa e, consequentemente, maiores as possibilidades de novas vendas e aumento do faturamento.  

A implantação de um CRM oferece diversos benefícios para a empresa, como: 

  • Centralização de dados e informações; 
  • Possibilidade de segmentação de clientes de acordo com seus interesses; 
  • Otimização de processos; 
  • Eficiência na comunicação entre a equipe comercial; 
  • Aumento do ticket médio; 
  • Fornece um histórico de resultados; 
  • Promoção da interação entre vendas e marketing; 
  • Viabilidade para a construção e análise de indicadores; 
  • Aumento da produtividade do time; 
  • Elaboração de estratégias de vendas mais assertivas; 
  • Automação no processo de acompanhamento da jornada de compras. 

Dessa maneira, a metodologia passa a ser não somente uma ferramenta, mas uma estratégia para a geração de mais e melhores resultados em vendas para o negócio. 

3 passos para você implantar um CRM no seu negócio 

Assim como todo investimento, a implantação de um CRM exige cautela e tempo para que seja encontrada uma solução que atenda as necessidades da empresa. 

Desse modo, existem alguns passos que devem ser tomados e analisados antes de realizar a escolha da ferramenta.  

Planeje com a sua equipe 

O primeiro passo é planejar todo o processo de implantação, e o ideal é que ele seja realizado com as principais pessoas da equipe comercial. 

Para isso, existem algumas perguntas que podem ajudar a definir um planejamento mais assertivo, como:  

  • Como funciona o nosso processo comercial hoje? 
  • Nós já estamos investindo em relacionamento com os nossos contatos? 
  • Qual o nosso objetivo? 
  • Qual o nosso orçamento para contratar uma ferramenta? 
  • Por que precisamos da ferramenta? 
  • Como ela pode facilitar e impulsionar as nossas estratégias? 

As respostas para estes questionamentos irão direcionar para a melhor escolha de ferramenta. 

Pesquise as melhores opções  

Apesar de ser comum que as pessoas associem o CRM a um determinado software ou aplicativo, existem diversos formatos que podem ser adaptados para o atendimento das necessidades da sua empresa e não apresentam nenhum custo. 

E para te ajudar a entender alguns dos principais formatos que a sua empresa pode optar para a utilização de um CRM, nós iremos compartilhar 3 exemplos. 

1. CRM em planilha de excel 

CRM em excel
CRM em excel – Fonte: ADM Consult.

 

2. Utilizando o Trello como CRM 

CRM no Trello 
CRM no Trello – Fonte: Trello.

 

3. Software de CRM 

Software para CRM
Software para CRM – Fonte: RD Station.

Capacite o time para utilizar da melhor forma 

Agora que você já definiu qual o melhor formato para a sua empresa, é preciso treinar a sua equipe para gerenciar e utilizar a estratégia no dia a dia. 

Para isso, alguns pontos devem ser analisados, como: 

  • Os principais responsáveis pela ferramenta; 
  • Os conhecimentos e habilidades necessários para a sua correta utilização; 
  • Os principais objetivos que as pessoas deverão atingir com o seu uso. 

 

Com isso, ficará muito mais claro para toda a equipe o caminho a ser trilhado e os objetivos a serem alcançados. 

A implantação de um CRM possibilita o alcance de inúmeros resultados financeiros para a empresa. No entanto, nenhuma estratégia funciona de maneira isolada, por isso é essencial que ela esteja alinhada com as principais ações de marketing digital da sua empresa. 

E a Carandá Digital vai te ajudar nisso! 

Acesse o link e solicite a realização de um diagnóstico gratuito de marketing 

Assine a nossa newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba todos os nossos conteúdos. 

Artigos relacionados