Carandá Digital – Agência de Marketing Digital e Vendas para o Agronegócio, Construtoras e Incorporadoras

Tendências tecnológicas inovadoras para o agronegócio

Compartilhe este post:

tendências do agronegócio

O agronegócio, um dos principais setores que movimenta a economia no Brasil, tem ganhado os holofotes da tecnologia a cada ano mais intensamente.  São muitas inovações para facilitar a gestão do produtor do campo, diminuindo o tempo e o custo do cultivo e aumentando a produtividade e a sustentabilidade.  

Tudo isso, tem transformado o dia a dia do empreendedor rural que, atualmente, pode controlar toda a sua fazenda por dispositivos mobiles.  Ficou curioso? Então veja, neste artigo, as principais tendências tecnológicas para o agronegócio em 2022.  

1. Agricultura vertical 

Essa é a prática de cultivar culturas verticalmente e não no formato horizontal, como é o habitual. A agricultura vertical é feita em um ambiente controlado, onde o natural é modificado para aumentar o rendimento da colheita. Essa prática é pensada, principalmente, para os grandes centros urbanos e é vista como tecnologia do futuro para alimentar as próximas gerações.  

 2. Aplicativos e softwares 

A boa nova dos aplicativos e softwares, voltados ao mundo do agronegócio, é que as empresas de tecnologia têm investido em formatos que se adequam a tela dos smartphones e funcionam no modo offline. 

Os programas variam desde mapeamento de território, controle de maquinário, pragas e colheita até oscilações de preços do mercado. Tudo para o produtor rural ter o controle de sua fazenda na palma da mão. 

3. Drones 

Nas últimas décadas, a agricultura, de modo geral, vem se modernizando a cada dia. Foram feitos investimentos em toda a cadeia agro, desde melhoramento genético das plantas até máquinas agrícolas com tecnologia de ponta.

Os drones fazem parte dessa tendência para o agronegócio. Com este pequeno equipamento voador, é possível captar imagens, identificar e mapear uma área rural e, até mesmo, pulverizar a plantação.

Além do mais, existe a possibilidade de serem controlados de forma remota e em tempo real, através de um smartphone, por exemplo. 

4. Inteligência artificial 

Apesar de a inteligência artificial ainda não ser muito vista no agronegócio, essa tecnologia já é aplicada em alguns projetos. Tais como: fazer o plantio, a irrigação, a aplicação de fertilizantes, a identificação e a remoção de ervas daninhas e, também, para alimentar animais em fazendas pecuárias. 

5. Internet das coisas 

A transformação digital trouxe mais um item para influenciar na vida do produtor rural. Do termo em inglês Internet of Things, a IoT ou Internet das coisas pode ser caracterizada como a comunicação entre sensores, máquinas e aparelhos que termina no compartilhamento de dados entre os acessórios e na tomada das melhores decisões para o usuário. 

Atualmente, já se fala em uma nova vertente conhecida como Edge Analytics, onde o próprio maquinário poderá tomar decisões, sem a necessidade do comando humano. 

6. Maquinários autônomos  

O mercado de máquinas autônomas do agronegócio deve chegar a R$ 836 bilhões em todo o mundo até 2031. Segundo a consultoria norte-americana Fact.MR, isso representa um ritmo de crescimento de 10% ao ano.

Esse maquinário controlado 100% remotamente, ou seja, que não precisa de um motorista para conduzir o equipamento, tem mudado a concepção do que antes era uma máquina agrícola. Tudo é baseado em um software que faz o controle inteligente do cultivo de acordo com as necessidades da plantação em cada pedaço da propriedade. 

7. Marketplace 

Uma outra tendência do agronegócio que vem com tudo, é o marketplace. Esses espaços virtuais para comércios conectam compradores e vendedores do agronegócio em busca de matéria-prima, insumos, produtos e até maquinários. São sites e até programas que oferecem um meio mais seguro e confiável de fazer essas transações. 

8. Sensores 

Capazes de detectar, ler e registrar informações a respeito do solo, do clima, da plantação e do desempenho do maquinário, os sensores são dispositivos que transmitem dados para as pessoas e os computadores.

O objetivo dele é otimizar os recursos e proporcionar maior precisão a produção agropecuária. Existem diversos tipos de sensores, como os pluviômetros, que medem o volume de chuvas, os térmicos, para análises das condições climáticas e para a medição de umidade. 

Assim, para que os produtores do campo tenham maior produtividade e melhores colheitas, é preciso que tomem as inovações tecnológicas como aliadas em seu dia a dia. Contar com essas soluções, em um momento que o mundo todo está se adaptando aos novos hábitos que pautam a sustentabilidade, faz-se valioso para a evolução do agronegócio.  

Agora que você já sabe as principais tendências no agronegócio em 2022, venha conhecer as estratégias do marketing digital para vender mais e obter melhores lucros. Acesse aqui e veja como podemos, juntos, desenvolver um case de sucesso. 

Assine a nossa newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba todos os nossos conteúdos. 

Artigos relacionados