Ir para o conteúdo
marca-caranda-digital
  • Home
  • Agência
  • Serviços
    • Gestão de Facebook Ads
    • Consultoria Comercial e CRM
    • Gestão de Google Ads
    • Inbound Marketing
    • Criação de Marcas
    • Gestão de Mídias Sociais
    • Outbound Marketing
    • Criação de Sites
    • Posicionamento no Google (SEO)
  • Sprint Comercial
  • Portfolio
  • Cases
  • Materiais
  • Blog
  • Contato
FAÇA SEU ORÇAMENTO
Search
Close

Home » Flywheel Marketing: a evolução do ‘funil’ de vendas

Flywheel Marketing: a evolução do ‘funil’ de vendas

21/02/2022

Flywheel Marketing

Você, que trabalha com funis de vendas, com toda certeza já ouviu a premissa de que eles estão com os dias contatos. 

Alguns especialistas acreditam que esse não seja o caso, porém, houve uma mudança na maneira como os profissionais de inbound marketing trabalham dentro da empresa para atender melhor o cliente. Neste artigo, vamos falar sobre o que é Flywheel Marketing, um conceito que veio romper com os paradigmas do marketing digital. Vem com a gente? 

Flywheel Marketing, o que é este conceito? 

 

O modelo Flywheel Marketing é uma proposta que chegou ao mercado para tentar substituir a forma mais tradicional de funil de vendas. A estrutura criada pelo Flywheel enfatiza o relacionamento entre a empresa e o cliente de forma cíclica. Este é um loop infinito em que os clientes podem continuar a interagir com a empresa, mesmo após o término da transação. 

Nesta imagem, podemos ver como se estrutura este ciclo de interação: 

Flywheel Marketing

 

Ao contrário do conceito tradicional de funil de vendas, que visa levar o cliente ao momento de compra, ou seja, ao final do processo, o Flywheel Marketing tem por finalidade a satisfação do cliente (no centro do processo), pois esse é o segredo de um negócio de sucesso. 

Por que colocar o cliente no centro do processo?  

Não há como negar, clientes satisfeitos se tornam verdadeiros apoiadores da marca. Tendo em vista que estamos em uma época em que tudo acaba sendo visto e compartilhado nas mídias sociais, ter pessoas que falem a favor da sua empresa é essencial. 

Essa é uma das razões principais que têm levado as empresas a agregar mais valor as suas ações, para que o cliente seja bem tratado e se sinta de fato especial.  

Colocar o cliente no centro é dar voz a ele. Em outras palavras, o cliente precisa ser ouvido pelas empresas, seja para elogiar ou para criticar. Além disso, a empresa deve dar o feedback ao cliente em tempo hábil para criar um relacionamento linear, e é aí que entram as técnicas de Flywheel Marketing.  

Flywheel Marketing x Funil de Vendas 

Flywheel Marketing

Como visto na imagem acima, a função do funil de vendas parte de três principais etapas, e desde o princípio o grande objetivo é transformar usuários em leads, qualificá-los e levá-los até o momento de compra, ou seja, criar negócios. Já em contrapartida, o Flywheel Marketing não visa apenas gerar negócios e encerrar o ciclo após a conclusão da compra, mas sim em criar relacionamentos.  

Afinal, a afinidade do cliente com a empresa é que fará o negócio se tornar mais forte e bem-sucedido. 

Como posso colocar em prática as técnicas de Flywheel Marketing dentro da minha empresa? 

Existem 3 pilares a serem seguidos antes de começar a atuar com a técnica de Flywheel Marketing, são eles: 

  • É preciso disposição para investir mais tempo no seu negócio, os resultados são alcançados a longo prazo; 
  • Tenha em mente que é preciso interação, conquistar a atenção e o respeito do cliente requer empenho; 
  • Invista no diferencial que a sua empresa tem, os pontos fortes vão atrair a atenção desejada. 

O processo de venda baseado no relacionamento com o cliente difere completamente do modo tradicional, ao invés de pedir que o cliente faça algo, como “comprar isso”, você deve ajudá-lo nas necessidades e satisfações dele. Em outras palavras, sua empresa deve perguntar “O que eu, como empresa, posso fazer por você?”. 

O comportamento do consumidor atual é buscar informações sobre produtos e serviços não apenas nos sites e redes sociais das marcas, e sim, aprofundar essa pesquisa através das opiniões de outros consumidores em sites de avaliações. 

Dito isso, começar a trabalhar com as técnicas de Flywheel Marketing, não só traz a sua empresa para o cenário atual do mercado, como vai te colocar em evidência gerando mais leads e vendas!   

Confira abaixo os primeiros passos dentro desse novo modo de trabalhar: 

Trabalhe o posicionamento no Google 

É necessário estar bem posicionado nos mecanismos de busca para ter uma boa quantidade de visualizações. A otimização do seu site (SEO) é uma das primeiras coisas que precisam ser feitas para que o cliente chegue até você. 

 Ofereça conteúdos de qualidade  

As estratégias de Inbound Marketing não serão descartadas, muito pelo contrário! Aproveite o que já está sendo feito na produção de conteúdo como forma de atrair leads para o site. Mas neste caso, dedique o tempo na criação das pautas com maior relevância e só publique conteúdos que realmente tenham algo de novo a ser apresentado aos seus visitantes.  

Coloque o SAC para realmente funcionar 

Faça dele uma ferramenta aliada à sua empresa! Perceba a grande necessidade de possuir um bom serviço de apoio ao consumidor. Afinal, se a sua empresa não presta serviço durante ou pós-compra, você está cometendo uma falta grave. E não se esqueça, é preciso ter agilidade, cortesia e clareza nas respostas transmitidas ao seu público. É exatamente nesse momento que começa a ser construído um bom relacionamento. 

Incentivos e programas de fidelidade 

Programas de fidelidade colaboram para que as pessoas se sintam privilegiadas de alguma maneira por fazerem negócios com a sua empresa, e isso é muito importante. Manter clientes é tão ou mais importante do que conquistar novos. 

As empresas que trabalham com vendas em um ciclo prolongado devem ter em mente que aplicar a estratégia de Flywheel Marketing vai somar em novos leads. Não é preciso descartar o processo do funil de vendas, pois eles ainda possuem validade quanto à captação de clientes, porém a partir da fidelização, é preciso dar continuidade nessa nova forma de se relacionar, é aí que pode ser implementado o novo modelo de marketing Flywheel, de maneira orgânica. 

A Carandá pode ajudar a sua empresa atingir objetivos de transformação gerando um crescimento em vendas e fidelizando novos clientes!  

Conheça nossas soluções, acesse nosso site. 

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
  • Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Categoria: Blog com as tags estratégia de vendas, Flywheel Marketing, funil de vendas, Leads, Vendas
← Co-branding: uma união que gera valorLeads para imobiliária: descubra como gerar  →

Categoria

Tags

agencia de inbound marketing agencia de propaganda agencia de publicidade agronegócio agência agência de propaganda cuiabá agência em Cuiabá agência em mato grosso blog branding campanha publicitária campanha Sinop carandá carandá propaganda Cartão de visita clientes comunicação Conhecimento criação CRM estratégia estratégia de vendas funil de vendas identidade visual imobiliária Inbound inbound marketing jingle Leads marca marketing marketing digital negócios Outbound papelaria persona portfólio produção de conteúdo propaganda publicidade redes sociais Site Tecnologia venda Vendas

Tá esperando o quê para assinar nossa newsletter?

Receba no seu e-mail atualizações, dicas e artigos incríveis para ter sucesso no seu negócio.

marca-caranda-digital
Agência de Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing Tradicional.

Serviços

Gestão de Facebook Ads

Consultoria Comercial e CRM

Gestão de Google Ads

Inbound Marketing

Criação de Marcas

Gestão de Midias Sociais

Outbound Marketing

Desenvolvimento de Sites

Posicionamento no Google (SEO)

Nossos Canais

Atendemos em todo o Brasil.

Desde 2009 integrando Marketing e Vendas nos negócios dos nossos clientes.

selo Gold rd station partner
RockContent_Partner
©carandadigital. Todos os direitos reservados.
Role para cima
 

Carregando comentários...
 

Você precisa fazer login para comentar.

    loading Cancelar
    Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
    Verificação de e-mail falhou, tente novamente
    Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.
    %d blogueiros gostam disto: