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Flywheel Marketing: a evolução do ‘funil’ de vendas

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Flywheel Marketing

Você, que trabalha com funis de vendas, com toda certeza já ouviu a premissa de que eles estão com os dias contatos. 

Alguns especialistas acreditam que esse não seja o caso, porém, houve uma mudança na maneira como os profissionais de inbound marketing trabalham dentro da empresa para atender melhor o cliente. Neste artigo, vamos falar sobre o que é Flywheel Marketing, um conceito que veio romper com os paradigmas do marketing digital. Vem com a gente? 

Flywheel Marketing, o que é este conceito? 

 

O modelo Flywheel Marketing é uma proposta que chegou ao mercado para tentar substituir a forma mais tradicional de funil de vendas. A estrutura criada pelo Flywheel enfatiza o relacionamento entre a empresa e o cliente de forma cíclica. Este é um loop infinito em que os clientes podem continuar a interagir com a empresa, mesmo após o término da transação. 

Nesta imagem, podemos ver como se estrutura este ciclo de interação: 

Flywheel Marketing

 

Ao contrário do conceito tradicional de funil de vendas, que visa levar o cliente ao momento de compra, ou seja, ao final do processo, o Flywheel Marketing tem por finalidade a satisfação do cliente (no centro do processo), pois esse é o segredo de um negócio de sucesso. 

Por que colocar o cliente no centro do processo?  

Não há como negar, clientes satisfeitos se tornam verdadeiros apoiadores da marca. Tendo em vista que estamos em uma época em que tudo acaba sendo visto e compartilhado nas mídias sociais, ter pessoas que falem a favor da sua empresa é essencial. 

Essa é uma das razões principais que têm levado as empresas a agregar mais valor as suas ações, para que o cliente seja bem tratado e se sinta de fato especial.  

Colocar o cliente no centro é dar voz a ele. Em outras palavras, o cliente precisa ser ouvido pelas empresas, seja para elogiar ou para criticar. Além disso, a empresa deve dar o feedback ao cliente em tempo hábil para criar um relacionamento linear, e é aí que entram as técnicas de Flywheel Marketing.  

Flywheel Marketing x Funil de Vendas 

Flywheel Marketing

Como visto na imagem acima, a função do funil de vendas parte de três principais etapas, e desde o princípio o grande objetivo é transformar usuários em leads, qualificá-los e levá-los até o momento de compra, ou seja, criar negócios. Já em contrapartida, o Flywheel Marketing não visa apenas gerar negócios e encerrar o ciclo após a conclusão da compra, mas sim em criar relacionamentos.  

Afinal, a afinidade do cliente com a empresa é que fará o negócio se tornar mais forte e bem-sucedido. 

Como posso colocar em prática as técnicas de Flywheel Marketing dentro da minha empresa? 

Existem 3 pilares a serem seguidos antes de começar a atuar com a técnica de Flywheel Marketing, são eles: 

  • É preciso disposição para investir mais tempo no seu negócio, os resultados são alcançados a longo prazo; 
  • Tenha em mente que é preciso interação, conquistar a atenção e o respeito do cliente requer empenho; 
  • Invista no diferencial que a sua empresa tem, os pontos fortes vão atrair a atenção desejada. 

O processo de venda baseado no relacionamento com o cliente difere completamente do modo tradicional, ao invés de pedir que o cliente faça algo, como “comprar isso”, você deve ajudá-lo nas necessidades e satisfações dele. Em outras palavras, sua empresa deve perguntar “O que eu, como empresa, posso fazer por você?”. 

O comportamento do consumidor atual é buscar informações sobre produtos e serviços não apenas nos sites e redes sociais das marcas, e sim, aprofundar essa pesquisa através das opiniões de outros consumidores em sites de avaliações. 

Dito isso, começar a trabalhar com as técnicas de Flywheel Marketing, não só traz a sua empresa para o cenário atual do mercado, como vai te colocar em evidência gerando mais leads e vendas!   

Confira abaixo os primeiros passos dentro desse novo modo de trabalhar: 

Trabalhe o posicionamento no Google 

É necessário estar bem posicionado nos mecanismos de busca para ter uma boa quantidade de visualizações. A otimização do seu site (SEO) é uma das primeiras coisas que precisam ser feitas para que o cliente chegue até você. 

Ofereça conteúdos de qualidade  

As estratégias de Inbound Marketing não serão descartadas, muito pelo contrário! Aproveite o que já está sendo feito na produção de conteúdo como forma de atrair leads para o site. Mas neste caso, dedique o tempo na criação das pautas com maior relevância e só publique conteúdos que realmente tenham algo de novo a ser apresentado aos seus visitantes.  

Coloque o SAC para realmente funcionar 

Faça dele uma ferramenta aliada à sua empresa! Perceba a grande necessidade de possuir um bom serviço de apoio ao consumidor. Afinal, se a sua empresa não presta serviço durante ou pós-compra, você está cometendo uma falta grave. E não se esqueça, é preciso ter agilidade, cortesia e clareza nas respostas transmitidas ao seu público. É exatamente nesse momento que começa a ser construído um bom relacionamento. 

Incentivos e programas de fidelidade 

Programas de fidelidade colaboram para que as pessoas se sintam privilegiadas de alguma maneira por fazerem negócios com a sua empresa, e isso é muito importante. Manter clientes é tão ou mais importante do que conquistar novos. 

As empresas que trabalham com vendas em um ciclo prolongado devem ter em mente que aplicar a estratégia de Flywheel Marketing vai somar em novos leads. Não é preciso descartar o processo do funil de vendas, pois eles ainda possuem validade quanto à captação de clientes, porém a partir da fidelização, é preciso dar continuidade nessa nova forma de se relacionar, é aí que pode ser implementado o novo modelo de marketing Flywheel, de maneira orgânica. 

A Carandá pode ajudar a sua empresa atingir objetivos de transformação gerando um crescimento em vendas e fidelizando novos clientes!  

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