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Inteligência no agronegócio: como usá-la na prática

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Inteligência no Agronegócio

A inteligência no agronegócio chegou para ficar! Essa é uma forma eficiente de coleta, organização e análise de dados, que resultará numa conversão de informações essenciais para a tomada de decisões no mundo agro. 

A sua importância para as propriedades rurais fica mais fácil de ser entendida quando o produtor rural passa assumir a visão de empresário do campo, pensando na sua atividade como um negócio e em sua propriedade rural como uma empresa. 

Por isso, se você quer ter mais expertise nesse assunto, continue lendo este artigo. 

Inteligência no agronegócio, do que se trata? 

A inteligência comercial no agronegócio é uma aplicação do conceito de inteligência comercial: que consiste no levantamento e monitoramento de dados e informações sobre o seu nicho de mercado, clientes e concorrentes, a fim de gerar análises que levem a uma melhor tomada de decisões.  

O foco é encontrar caminhos para crescer e rentabilizar. 

Ao adotar esse método, os gestores começam a coletar e filtrar dados do próprio negócio rural, de seus fornecedores, e dos concorrentes, para antecipar problemas e ameaças, realizando assim planejamentos mais operacionais.  

Como resultado, surgem novas oportunidades de negócios ou novos nichos dentro do mercado, que vão otimizando sua eficiência na gestão, maximizando os lucros obtidos nas atividades rurais desenvolvidas pela empresa. 

Tomada de decisões no mundo do Agronegócio 

Todas as empresas que atuam no Agronegócio, tomam diferentes tipos de decisões, e cada uma possui características próprias: 

  • As decisões programadas ocorrem no cotidiano da empresa rural, e podem ser executadas por um colaborador; 
  • As decisões não-programadas são aquelas que surgem a partir de um imprevisto no mercado ou de um incidente na empresa. 

Diante dessas afirmações, podemos concluir que, as decisões programadas e não-programadas também podem ser classificadas em: 

  1. Decisões estratégicas: relacionadas com o objetivo da empresa rural e com o planejamento de longo prazo;
  2. Decisões táticas: relacionadas com o planejamento focado no médio prazo;
  3. Decisões operacionais: relacionadas ao “o que fazer” e em “como fazer” as atividades e tarefas rotineiras da organização.  

Profissionais de excelência no agronegócio, tomam decisões de qualquer ordem com base nessas informações, e nas ferramentas de inteligência, que auxiliem suas escolhas. 

 A inteligência na prática cotidiana do agronegócio 

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar no processo de coleta de dados. No entanto, é importante lembrar que a maioria das informações, encontram-se dentro das próprias empresas rurais.

É uma questão de estruturar um sistema de coleta, e de aproveitamento das referências fornecidas pelos colaboradores.  

De maneira geral, o ciclo da inteligência comercial no agronegócio é composto pelas seguintes etapas: 

  • Planejamento e identificação das necessidades dos tomadores de decisão; 
  • Coleta de informações; 
  • Processamento e armazenamento da informação;
  • Análise, validação da informação e formação de hipóteses; 
  • Disseminação e utilização do conhecimento; 
  • Checagem da aplicação do conhecimento gerado e avaliação do processo. 

Esse processo é realizado em forma de ciclo, o desenvolvimento de cada etapa deve ser avaliado constantemente para a identificação de pontos de melhoria e mudanças satisfatórias. Podemos concluir nesse artigo que, a aplicação do conceito de inteligência comercial no agronegócio tem como meta principal a diminuição dos erros, o aumento da eficiência, e a melhora na tomada das decisões. 

Para saber mais sobre esses e outros assuntos que irão fazer o seu negócio crescer e alavancar suas vendas, acesse nosso site. 

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