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Jornada de compras: o que é e benefícios para a sua empresa

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As vendas da sua empresa estão baixas e não sabe o que fazer para mudar esse cenário? Então, você precisa conhecer a estratégia de jornada de compras!

Esse modelo foi criado para estabelecer o estágio que um potencial cliente está no processo para a aquisição de um produto ou serviço, ajudando-o a entender a sua dor e as soluções mais adequadas para a solução do seu problema.

Ficou confuso? Calma, vem com a gente, pois vamos te explicar do que se trata essa estratégia e como ela pode ajudar a aumentar as vendas da sua empresa!

Jornada de compra: o que é?

Como falamos no começo deste artigo, a jornada de comprar é uma estratégia usada pelo Marketing Digital para definir o estágio de compras que um consumidor está dentro da sua empresa.

O objetivo é entender a dor desse cliente, oferecer soluções para, assim, guiá-los de maneira eficiente até a decisão de compra ou a conclusão de um negócio.

Para isso, a equipe de marketing realiza uma série de ações no sentido de  produzir e entregar conteúdos que façam referências à sua dor, desejos e necessidades.

A partir daí, a intenção é prepará-lo para que esse potencial cliente passe pelas etapas de vendas, facilitando o trabalho do seu setor comercial e, consequentemente, aumentando as chances de fechar negócio, seja produtos ou serviços.

Etapas da jornada de compra

Mas para que esse cliente chegue até a decisão, ele passará por 4 etapas da jornada de compras, que são as seguintes:

 

  • Aprendizado: etapa onde o cliente não sabe da existência de um problema ou que precisa de um produto ou de um serviço;
  • Reconhecimento: o cliente começa a pesquisar e ter acesso às informações que o ajudam a entender a existência de um problema ou necessidade;
  • Consideração: nesta fase, o consumidor continua a procurar soluções e começa a considerar a melhor opção;
  • Decisão: após analisar as opções, ele toma a decisão de compra do produto ou serviço ofertado pela sua empresa.

Lembrando que todo esse processo, normalmente, é feito por meio de uma automação de marketing, que auxilia na nutrição dos leads, ou seja, dos seus potenciais clientes.

Benefícios da jornada de compra para as vendas

A verdade é que a jornada de compra tem impactos positivos nas vendas de uma empresa e, por isso, nos últimos anos, ela é um dos principais mecanismos usados para auxiliar o setor comercial de grandes e pequenas companhias.

Confira os principais benefícios dessa estratégia:

Identificar o momento da venda

Cada cliente se comporta de uma forma na hora de comprar produtos e serviços. Nesse sentido, a jornada de compra auxilia o vendedor a entender em que momento esse cliente está no estágio de vendas, oferecendo conteúdos específicos.

Com isso, as chances de conquistar aquela venda aumenta de forma significativa, sendo capaz de dinamizar os trabalhos e potencializar o seu faturamento.

Relacionamento sólido com clientes

Um relacionamento sólido e próximo com os seus clientes impacta diretamente nas suas vendas, afinal, queremos sempre comprar de marcas que gostamos e nos relacionamos, não é verdade?

Por isso, se você quer se aproximar dos seus potenciais clientes, sua empresa precisa conhecê-lo e entregar conteúdos que atendam aos seus desejos, necessidades e interesses.

Esse nível de proximidade possibilita a construção de uma relação sólida, tornando a sua empresa referência na solução de problemas ou atendimento de necessidades, o que reflete nas vendas.

Diminuição do tempo de negociação e aumento da produtividade

Entregar conteúdos relevantes e manter um relacionamento de proximidade com o seu cliente fará com que o tempo de negociação seja reduzido.

Isso porque, durante o estágio de compra, o lead está mais preparado e terá conhecimento dos problemas e soluções, já que o vendedor fornece informações sobre produtos e serviços, tira as dúvidas e atua de maneira direta e objetiva a venda.

Ou seja, ao chegar na etapa final, o lead já estará propenso a adquirir o produto e serviço por entender que essa é a melhor opção para o seu problema, o que reduz o tempo de negociação.

Esse cenário também aumenta a produtividade do seu setor comercial, que trabalha de uma forma muito mais eficiente.

Ficou interessado em saber mais sobre essa estratégia e como aplicar na sua empresa para aumentar as vendas?

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