Carandá Digital – Agência de Marketing Digital e Vendas para o Agronegócio, Construtoras e Incorporadoras

Marketing de nicho: Conheça as vantagens de trabalhar com um público específico

Compartilhe este post:

 

marketing de nicho

 

Com as mudanças na forma de consumir e a aparição de novas tendências surgem também novas opções de se comunicar, entre elas o marketing de nicho. É a possibilidade em se tornar especialista e ter uma proposta única de valor, se diferenciando do mercado e dos infinitos negócios no seu ramo.  

Vantagens do marketing de nicho:  

  • Redução na divulgação:

Quanto mais segmentado o anúncio, menor custo do clique ele tem. Por ter um público bem específico é mais garantido atingir exatamente as pessoas que você busca para o seu negócio.

  • Diminuição da competitividade:

O marketing de nicho tem como função explorar a audiência através das necessidades específicas, então a chance de ter pessoas que atendam essa necessidade se torna menor. Por exemplo, loja de bolo, existem muitas, mas loja de bolo para intolerantes a lactose já atinge outro público que tem uma necessidade muito específica. Isso tira as lojas de bolo comum da concorrência do seu negócio.

  • Público fiel:

Como a concorrência é menor, não divide tanto a atenção do público, facilitando a conquista do consumidor. Se você realizar uma boa entrega de produto/serviço, o seu próprio público se torna divulgador, afinal não há muitos negócios como o seu, então eles vão divulgar para os amigos com gostos parecidos.

  • Adaptar sua comunicação de acordo com a audiência:

Pois, como não é o seu objetivo atingir diferentes públicos, então pode (e deve) ouvir as críticas e sugestões do seu público e ir moldando a forma de se comunicar.

Como se tornar uma autoridade no marketing de nicho 

 A melhor forma de se tornar autoridade e estar sempre próximo do seu público, é a criação de conteúdo, além de vender seu produto/serviço você precisa mostrar que você entende do nicho e das principais necessidades. Você tem que fazer com que eles se sintam parte do seu negócio.  

Existem muitos formatos para produzir conteúdo: 

Blog: Textos longos que serão publicados no seu site, num espaço direcionado para essa troca de informações.  

Redes sociais: utilizar banners chamativos e uma legenda que tire dúvidas, se bem utilizado essa ferramenta pode proporcionar muita interação com seu público, tendo uma resposta quase que imediata do posicionamento deles em relação ao seu negócio.  

Vídeos: Vem crescendo muito o consumo deste formato, pode ser numa plataforma específica ou dentro das suas redes sociais. 

Podcast: Cada vez mais popular, o podcast vem para suprir a falta de tempo de consumir conteúdo, por ter o formato de áudio, o público pode ouvir em diversos dispositivos, como smartphone, tablet e desktop, enquanto executa outras tarefas. O Podcast pode ser ouvido sob demanda, quando o usuário desejar e fica disponibilizado geralmente em plataformas de streaming.  

O Podcast auxilia a vender e mostrar sua autoridade no assunto do nicho do seu negócio, através dele é possível abordar diferentes temas, sanar dúvidas e prender a atenção do seu consumidor por um longo tempo. Mas você não precisa ter um podcast sobre o seu negócio, você pode fazer parcerias com podcasts que já existem, assim você mostra sua autoridade e divulga o seu produto/serviço.  

Nós da Carandá fomos convidados para falar sobre marketing no Mundo Agro Podcast em duas oportunidades e você pode ouvir os episódios clicando nos links abaixo:  

Marketing estratégico para o agronegócio.

 https://open.spotify.com/episode/3fSYFbaHDPS0fDzJCnvPAh?si=nWlgCpGtQ1SScFDGzdPdng&dl_branch=1  

O impacto da marca nos negócios do agro. 

https://open.spotify.com/episode/3fSYFbaHDPS0fDzJCnvPAh?si=nWlgCpGtQ1SScFDGzdPdng&dl_branch=1  

 

Para você conhecer podcasts que fazem o marketing de nicho e utilizam o conteúdo em áudio, vamos deixar algumas dicas para você.  

Mundo Agro – Agronegócio 

https://open.spotify.com/show/00RQsEOhlEyPCz2rPOQfMY#_=_  

Resumo Cast – Literatura & Negócios

https://open.spotify.com/show/63Dn3uvTTIKKxJOLUrkyAn 

Tecnocast – Tecnologia 

https://open.spotify.com/show/4N529y6avmcwRFCxezff51 

Do zero ao topo – Finanças 

https://open.spotify.com/show/48ljM9qIbODhemJ7lLGjeR 

QR Cast – Mercado Imobiliário 

https://open.spotify.com/episode/7vBsz9pR1Ucx1QHPprGIBF 

 

Se quiser conhecer outras estratégias do marketing de nicho entre em contato, nós podemos te ajudar!  

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e nos acompanhe nas redes sociais para ver outros temas de marketing e alavancar o seu negócio.   

  

Assine a nossa newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba todos os nossos conteúdos. 

Artigos relacionados