Carandá Digital – Agência de Marketing Digital e Vendas para o Agronegócio, Construtoras e Incorporadoras

MQL e SQL: o que são e como usá-los para aumentar as vendas

Compartilhe este post:

Você que trabalha com vendas, possivelmente, já ouviu falar sobre as siglas MQL e SQL, não é mesmo? Mas se a resposta for não ou se conhece pouco deste assunto, este artigo pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, vem com a gente e entenda como essas siglas curtinhas podem mudar o cenário do seu departamento de marketing e vendas!

O que são MQL e SQL?

A sigla MQL significa Marketing Qualified Leads, enquanto SQL quer dizer Sales Qualified Leads. Essas estratégias são uma espécie de qualificação de leads, que devem ser trabalhados a partir da sua disposição para a compra.

De maneira simplificada, ao passo que os leads percorrem as etapas de vendas, eles são qualificados à medida que se tornam mais propensos a comprar seu produto ou serviço.

O MQL é aquele lead que já tem conhecimento do problema e está em busca da melhor solução.

Já o SQL é quando o lead já está mais próximo da compra, sabendo exatamente qual o seu problema e qual tipo de produto que a sua empresa comercializa e que pode ajudá-lo.

Como identificar o MQL e SQL e usá-los ao seu favor

Existem algumas formas de identificar esses leads qualificados de uma forma mais fácil e precisa. Confira!

Conheça a persona

Em qualquer estratégia de marketing, conhecer a persona é fundamental, pois, por meio dela, é possível entender melhor as dores, perfil e preferências do seu cliente para, assim, desenvolver uma estratégia muito mais direcionada.

Com ela, é possível criar conteúdos relevantes para nutrir o seu lead e prepará-lo para a compra, tornando-o cada vez mais qualificado.

Além disso, conhecer a sua persona te ajudará também a elaborar os melhores produtos e serviços de acordo com a necessidade do seu consumidor.

Trabalho em conjunto

Para classificar seus leads de maneira correta, usando o MQL e SQL, é preciso de uma força conjunta, já que essa estratégia é quase que uma missão coletiva.

Por isso, é preciso reunir conhecimento das áreas de venda e marketing e de todos que estão envolvidos na atração, nutrição e venda.

Lembre-se que a falta de comunicação entre as áreas pode gerar um desperdício de oportunidades e, claro, prejuízo financeiro, já que gastará muito mais dinheiro e esforço para vender.

Então, a ideia é sempre conhecer a fundo sua persona nos mais diferentes aspectos e isso só é possível com um trabalho em conjunto para que a classificação aconteça corretamente.

Use ferramentas para acompanhamento

Nada melhor do que contar com a tecnologia para desenvolver suas estratégias de marketing e vendas, afinal, elas tornam os processos mais precisos e eficientes.

Nesse sentido, é possível contar com um universo de ferramentas que acompanham a progressão do lead na jornada de compras, o que torna essa qualificação mais fácil.

Utilize um sistema de automação de marketing, que é o mecanismo ideal para fazer esse trabalho e criar fluxos de nutrição segmentados para cada tipo de lead sem demora.

MQLs e SQLs: próximas etapas

Agora que você sabe como classificar seus leads, provavelmente, está se perguntando: e agora?

Depois de garantir essa sintonia entre as equipes, lembre-se que os leads precisam ser entregues para os times de marketing e venda muito bem qualificados, ou seja, que realmente estejam na fase final de compra.

A partir do momento em que os melhores leads forem direcionados para o setor de vendas, a sua equipe também precisa converter esses leads em clientes, apresentando preços vantajosos e produtos de qualidade.

De nada adianta ter uma boa classificação, se a sua equipe de vendas não consegue convertê-los. Por isso, tenha produtos ou serviços com altíssima qualidade, diferenciais competitivos e preços que levam o seu lead à compra.

Sabendo o que é MQL e SQL, ficou mais fácil gerenciar seus potenciais clientes, não é mesmo? Precisando de um reforço nas suas estratégias de marketing e vendas?

Fale com a equipe da Carandá, que pode te auxiliar nas melhores ações de vendas e marketing.

Clique no link e preencha o formulário para podermos entender melhor o cenário atual da sua empresa!

Assine a nossa newsletter

Cadastre o seu e-mail e receba todos os nossos conteúdos. 

Artigos relacionados