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Pós-venda: conheça a melhor estratégia para fidelizar clientes

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pós-venda

 

A sua empresa está recebendo muitas reclamações de clientes? Ou está com dificuldades em fidelizar o seu consumidor? Se você respondeu “sim” para uma destas perguntas, então o seu negócio precisa implantar o pós-venda. 

Essa é uma estratégia amplamente utilizada pelas empresas para garantir a construção de um relacionamento benéfico com o cliente, utilizando estratégias que estimulam o surgimento de vendas recorrentes. 

E se você quer saber o que é o pós-venda e descobrir 3 exemplos de como implementar na sua empresa, continue a leitura! 

O que é o pós-venda? 

A estratégia de pós-venda pode ser explicada através de uma única frase: uma venda não acaba quando ela termina. 

Dessa forma, o pós-venda funciona como uma das etapas do processo de vendas, tendo como objetivo principal a retenção e fidelização dos clientes através da geração de valor agregado à marca. 

Através desta estratégia é possível: 

  • Estabelecer uma relação com o seu consumidor; 
  • Aumentar o nível de confiança no negócio; 
  • Elevar as chances de fidelização e realização de novas vendas; 
  • Promover uma melhor experiência de compra. 

 E para você poder colocar esta estratégia em prática, nós separamos 3 técnicas para aumentar o número de vendas do seu negócio.  

Confira! 

3 técnicas de pós-venda 

Suporte ao cliente 

Dentre as ações de pós-venda mais comuns, está a construção de uma área dedicada ao suporte de clientes, que funciona como um canal de comunicação direta para o recebimento de reclamações e elogios, além do apoio em dúvidas e esclarecimentos. 

O oferecimento do suporte de atendimento ao cliente permite que o consumidor perceba a preocupação e esforços do negócio em oferecer soluções para suas dificuldades e necessidades. 

Além disso, de acordo com pesquisas, cerca de 97% dos consumidores acreditam que um atendimento satisfatório somente é promovido quando são ouvidos pela equipe de atendimento. 

Assim, essa estratégia permitirá que seja estabelecida uma conexão com o cliente, possibilitando a realização de novas vendas conforme a qualidade do atendimento oferecido. 

Marketing de conteúdo 

A elaboração de conteúdos personalizados também faz parte da estratégia de pós-venda. Isso porque ela permite que o cliente perceba a empresa como uma fonte de conhecimentos e soluções que atendam uma de suas dores. 

Para deixar mais claro, utilizaremos um exemplo. 

Caso você possua um agronegócio e a sua solução esteja voltada para a comercialização de insumos agrícolas, o ideal é que os seus principais canais de comunicação estejam veiculando informações sobre o mercado e o seu produto, como: 

  • Quais os melhores produtos para um determinado problema?; 
  • Qual a maneira correta de aplicação?; 
  • Como o seu cliente poderá ser mais produtivo?; 
  • Quais as principais dificuldades do mercado e como você pode ajudá-lo? 

Assim, ao compartilhar conhecimentos com o seu público, você estará gerando maior autoridade sobre a sua marca, aumentando as possibilidades de realizar novas vendas. 

Pesquisa de satisfação 

A pesquisa de satisfação é uma das principais ações de pós-venda, pois ela permite: 

  • Recolher feedbacks dos clientes; 
  • Identificar falhas e gargalos da operação e atendimento; 
  • Avaliar os pontos de melhoria; 
  • Analisar o nível de competitividade da empresa; 
  • Fornecer dados para a tomada de decisão; 
  • Desenvolver melhores estratégias de marketing; 
  • Demonstrar preocupação com a satisfação do consumidor. 

 

Assim, existem diversas ferramentas para colocar esta estratégia em prática, como o NPS (Net Promoter Score), que o nível de satisfação dos clientes a partir de uma pergunta: de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar a nossa empresa para um amigo ou colega? 

Dessa forma, o cliente deverá selecionar uma nota na escala para definir o seu nível de satisfação com a empresa, onde cada nota representa uma classificação e agrupamento de clientes, divididos desta forma: 

  • Promotores (notas 9 e 10): são os clientes verdadeiramente satisfeitos com o seu produto ou serviço e percebem o valor da sua solução. Assim, existe uma alta possibilidade de que se tornem clientes fiéis ao seu negócio e o recomende para amigos e familiares; 
  • Neutros (notas 7 e 8): são as pessoas que não estão engajadas com a sua solução, possuindo uma forte tendência a se tornar clientes detratores; 
  • Detratores (entre 0 e 6): os clientes que não estão satisfeitos com a sua solução e que percebem que adquiriram mais problemas do que auxílio após a compra. Por isso, eles irão difamar a imagem do seu negócio no mercado. 

 

Quer saber como você pode adaptar e implementar o pós-venda na sua empresa e alcançar novos resultados em vendas? Solicite aqui uma estratégia para potencializar as suas vendas! 

 

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