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Público-alvo e persona no setor imobiliário: o que você precisa saber

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A definição do público-alvo e persona da sua construtora ou incorporadora pode parecer uma tarefa difícil. Afinal, cada cliente possui diversos perfis, características e necessidades diferentes.

No entanto, existem algumas estratégias e perguntas-chave que irão te ajudar a realizar a definição desses elementos com muito mais objetividade e clareza. 

E, neste artigo, você vai descobrir como fazer isso de maneira prática. 

Continue a leitura! 

Qual a diferença entre público-alvo e persona? 

Apesar destes termos serem tratados como sinônimos, os conceitos de público-alvo e persona são bastantes diferentes, e é essencial saber o que cada um significa no processo de elaboração da estratégia de marketing da sua empresa. 

O público-alvo abrange definições mais gerais sobre as pessoas para quem você vai vender, abordando características demográficas, sociais e econômicas. 

Veja alguns dos pontos que são analisados ao definir o público-alvo: 

  • Estado civil; 
  • Nível de ensino; 
  • Gênero; 
  • Idade; 
  • Atividade profissional; 
  • Renda familiar; 
  • Região; 
  • Religião. 

Já a persona, trabalha com características mais específicas e detalhadas do cliente. 

Dessa forma, ao elaborar a persona, algumas características serão abordadas. Assim como: 

  • Nome; 
  • Rotina do cliente; 
  • Hobbies; 
  • Comida favorita; 
  • Valores pessoais; 
  • Ambições e necessidades; 
  • Estilo de vida. 

Desse modo, enquanto o público-alvo lida com poucos detalhes, a persona consegue oferecer um rosto ao seu cliente. 

Além disso, diferentemente do público-alvo, a persona pode ser utilizada em todas as etapas da estratégia de vendas, pois ela fornece uma carga maior de informações para a elaboração de ações. 

Por que a sua imobiliária precisa descobrir o público-alvo e persona? 

Quando você define o seu público-alvo e persona, vai saber exatamente: 

  • Para quem vender; 
  • Como realizar a venda; 
  • Quais os principais atrativos; 
  • O que essas pessoas estão buscando, e o que preferem não escolher; 
  • Como elas se comunicam;
  • Reduzir o tempo de prospecção; 
  • Realizar investimentos de divulgação com maior direcionamento; 
  • Aumentar os índices de fechamento de contratos; 
  • Vender com maior qualidade.  

Assim, é possível otimizar o uso dos recursos e focar naquilo que realmente importa: vender com qualidade.

Como identificar o público-alvo e a persona no setor imobiliário? 

Agora que você já entendeu como o público-alvo e persona se diferenciam, descubra como você pode identificar e criar cada um para a sua empresa!

Como saber qual o público-alvo?

Identificar o público-alvo é um passo essencial no desenvolvimento de qualquer estratégia de marketing e posicionamento de marca.

Veja como isso deve ser feito abaixo.

Análise de mercado

Aqui você começa realizando uma análise detalhada do mercado imobiliário e buscando compreender as tendências atuais, a demanda por diferentes tipos de propriedades, localizações populares e outros fatores relevantes.

Isso os ajuda a identificar oportunidades e lacunas no mercado.

Estudo da concorrência

Neste próximo passo, é preciso avaliar os concorrentes e suas estratégias de posicionamento, observando quais públicos estão sendo atendidos pela concorrência e identificar oportunidades para se diferenciar ao atender o segmento.

Definição de características demográficas

Aqui, é preciso analisar as características demográficas, como idade, gênero, estado civil, renda e ocupação, que são relevantes para o mercado imobiliário.

Isso ajuda a criar uma base inicial para a definição do público-alvo.

Compreensão dos comportamentos

Neste ponto, você deve investigar os comportamentos e as preferências dos compradores em potencial.

Isso inclui considerar suas motivações para comprar uma propriedade, suas necessidades e desejos em termos de localização, tamanho, estilo de vida e outras preferências relevantes.

Pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado servem para coletar dados mais precisos sobre as preferências e opiniões dos potenciais compradores.

Isso pode ser feito por meio de questionários, entrevistas ou grupos focais.

Análise psicográfica

Além das características demográficas, é preciso considerar aspectos psicográficos, como valores, interesses, estilo de vida e personalidade.

Esses fatores ajudam a criar uma imagem mais completa do público-alvo e permitem uma segmentação mais refinada.

Identificação de segmentos

Com base nas informações coletadas, identificam segmentos específicos dentro do mercado que compartilham características semelhantes.

Por exemplo, é possível identificar um segmento de jovens profissionais que buscam propriedades urbanas modernas ou famílias em busca de casas espaçosas nos subúrbios.

Como criar uma persona?

Após realizar o estudo do público-alvo, é a hora de “dar uma cara” ao seu cliente, e aqui entra o papel da persona na estratégia de marketing imobiliário.

Criar uma persona envolve seguir alguns passos essenciais para desenvolver um retrato detalhado e realista do seu cliente ideal. A partir dos dados gerados da pesquisa do público-alvo, você deve:

  • Personificar, dando um nome e imagem específicos;
  • Desenvolver uma narrativa;
  • Identificar metas, desejos e dores;
  • Definir onde essas pessoas buscam informações;
  • Definir uma comunicação alinhada com esse perfil;
  • Testar e validar os dados.

Exemplo de público-alvo e persona para incorporadoras

Para te ajudar a entender de maneira simples, vamos utilizar um exemplo. 

Marcela possui uma construtora em Recife, e está prestes a realizar o lançamento de um empreendimento: um residencial de apartamentos com uma das melhores localizações da região, valores acessíveis e facilidades de pagamento. 

Além disso, o seu objetivo é vender para casais que estão iniciando uma família e jovens que estão saindo da casa dos pais. 

Assim, primeiro ela vai precisar definir quem é o seu público-alvo. E nós vamos te mostrar um exemplo. 

Público-alvo

  • Casais; 
  • Entre 25 e 35 anos; 
  • Moram em Recife ou cidades circunvizinhas; 
  • Possuem uma rende entre R$ 2.500,00 e R$ 3.500,00; 
  • Têm ensino superior completo. 

Neste primeiro momento, Marcela define as características gerais para quem ela pretende vender.  

Agora, ao construir a persona, ela vai conseguir obter muito mais informações sobre como vender e se comunicar nas redes sociais. 

Persona

  • Casal que trabalha com marketing digital; 
  • Querem mais espaço e liberdade para aproveitar os melhores momentos;
  • Prezam por conforto e lazer;
  • Possuem uma vida bastante saudável;
  • Preferem um local que não seja distante do centro, pois não utilizam veículo próprio;
  • Gostam de ambientes sossegados e sem muito barulho;
  • Procuram um apartamento para ser o seu novo lar, com espaço para home office e uma varanda ampla para cultivar temperos e plantas. 

Através da persona, é possível planejar com maior clareza quais as principais características a serem apresentadas no empreendimento. 

É possível criar mais de uma persona? 

Essa é uma dúvida bastante comum no processo de elaboração do público-alvo e persona de uma construtora/incorporadora.  

E a resposta é sim! Você pode criar mais de uma persona para a sua empresa, desde que as personas não possuam características muito diferentes e estejam alinhadas ao mesmo objetivo de venda. 

Dessa forma, o recomendado é que você desenvolva, no máximo, três personas para o seu negócio, pois um número maior pode dificultar a elaboração de uma estratégia de marketing e vendas. 

A definição do público-alvo e persona do seu negócio te ajuda a entender para quem você deve falar. Esse é um dos primeiros passos para aumentar as vendas da sua empresa. 

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