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O que é rebranding e qual a sua importância?   

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rebranding

Com a evolução do Marketing, a ideia de que as empresas jamais devem parar de inovar nunca fez tanto sentido, não é mesmo?

Assim, entender o que é rebranding se torna uma pergunta essencial se você é empresário. Afinal, cada dia mais os negócios precisam se adaptar de forma rápida e constante e, para se destacar, é preciso ter estratégias.  

Seja para alavancar o crescimento de uma marca ou para redefinir seus posicionamentos, é importante entender que o rebranding funciona como uma nova orientação na forma de se comunicar.   

Quando o público tem uma visão positiva sobre a marca, significa que seu posicionamento é adequado, as pessoas acabam criando uma conexão de identificação que vai além do consumo.  

Mas afinal, você sabe o que é rebranding?  

Basicamente, o conceito de Rebranding é fazer mudanças não apenas na identidade visualde uma empresa, na sua marca ou produto, mas também contribuir na elaboração de novas estratégias de marketing como: revisão de público-alvo, reposicionamento de mercado, entre outras ações.  

O objetivo do rebranding é provocar uma evolução na empresa e, consequentemente, aumentar a fidelização por parte dos leads 

Perceba uma coisa muito clara, se você fizer uma pesquisa sobre as grandes marcas, certamente perceberá que todas elas, passado algum tempo, modificam alguns aspectos da sua identidade visual e posicionamento dentro do mercado.  

Isso ocorre porque a evolução é constante, e as organizações precisam se adequar às transformações ocorridas para que não fiquem para trás e percam em competitividade.  

Por que é tão necessário aplicar o rebranding?   

Uma empresa pode passar pelo processo de rebranding por diversas situações, desde uma pequena mudança na marca, até alterações na sua cultura organizacional.   

Listamos abaixo alguns fatores que podem tornar o rebranding necessário:  

  • Necessidade de união dentro da empresa;  
  • Reposicionamento de marca para gerar diferenciação em relação à concorrência;  
  • Criação de novos produtos;  
  • Crises ou processos judiciais;  
  • Separação ou junção de organizações;  
  • Redução ou modificação de portfólio;  
  • Imagem desatualizada;  
  • Mudança na localização geográfica;  
  • Perda de clientes ou de posição de mercado;  

Além desses motivos, o nível de mudança pelo qual a empresa passará diferencia o rebranding a ser aplicado.  

Tipos de rebranding: parcial, evolutivo e radical 

Como falamos anteriormente, nem todos os processos de reposicionamento de marca são exatamente iguais.  

É possível criar ações que modificam completamente a imagem de uma empresa, ou apenas algumas partes.  

Abaixo, vamos saber quais são os principais tipos de rebranding.  

Rebranding parcial  

O rebranding parcial acontece quando uma marca não modifica completamente os fatores que a identificam, mas altera alguns elementos.  

Dessa forma, não há uma completa desassociação por parte do cliente, mas a mudança é perceptível.   

Nessa situação, pode-se manter o nome, mas mudar o logo ou a identidade visual, por exemplo.  

Rebranding evolutivo  

O rebranding evolutivo ocorre quando são realizadas pequenas alterações ao longo do tempo.  

Esse caso é pensado especialmente para que as pessoas se acostumem com as mudanças, que, muitas vezes, passam despercebidas ou até mesmo espere por elas.   

Um bom exemplo é a Apple, que não realiza mudanças significativas em sua marca, mas, de tempos em tempos, costuma alterar sua identidade visual de acordo com as atualizações de software.  

Rebranding revolucionário ou radical  

Nesse último tipo, há uma modificação geral no branding da empresa.  

As alterações podem envolver até mesmo novos nomes e logotipos totalmente inéditos e, geralmente, acontece quando há fusão de empresas ou reinvenção de identidades visuais.  

Qual é o melhor momento para fazer um rebranding?  

Uma coisa é certa, mais importante do que buscar se adaptar é saber o momento exato para se reposicionar no mercado.  

Afinal, existem regras que ditam quando é necessário começar. Por isso, manter-se atualizado é o melhor a ser feito.   

No entanto, há algumas situações em que a estratégia se torna cada vez mais necessária. 

Para deixar mais claro, listamos abaixo alguns dos principais motivos que levam uma marca a escolher realizar o rebranding:   

  • Novo modelo de negócio: empresas que substituem ou adicionam novas opções entre os serviços oferecidos ou mudam o público-alvo podem fazer um reposicionamento para demarcar todas essas mudanças.  
  •  Modernização da marca: atualizar ou substituir uma marca que está com um conceito ultrapassado, desenvolvendo uma imagem mais casual com o mercado atual é uma das motivações mais comuns para o rebranding.  
  • Mudanças na empresa: fusões entre empresas, alterações de lideranças internas e mudanças de nomes.   
  • Competitividade e concorrência de mercado: saber o que é rebranding e qual é a sua importância oferece uma vantagem competitiva a uma empresa, facilitando a sua visibilidade e garantindo maior destaque frente à concorrência.   

São muitas informações, e como você pode perceber, o rebranding é um processo estratégico para atualizar as marcas diante de novos tempos vividos pela evolução de mercado e pela empresa. 

A ideia principal é comunicar à sociedade essa renovação de forma clara e objetiva. 

Contudo, não se engane! Esse é um processo que demanda pesquisas, planejamento estratégico e justificativas coerentes que vão moldar essa transformação.  

E a sua empresa, tem o mesmo planejamento e estratégias desde que começou? Já pensou em realizar um rebranding e se posicionar de forma totalmente nova no mercado? 

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