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Varejo no pós-pandemia: reflexões e insights para a sua empresa

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Devido à pandemia em virtude do Covid-19, houve o fechamento do comércio para evitar o contágio. Assim, muitas lojas tiveram um impacto muito negativo nas vendas, afinal, com o isolamento social, as pessoas não puderam mais sair de suas casas.

Com isso, o comportamento do consumidor mudou e todas as empresas (de todos os nichos) precisaram reinventar o seu modelo de negócios para atender o que chamamos de “novo normal”.

Você também teve as vendas despencando neste período de pandemia? Venha conosco que traremos algumas reflexões e insights importantes sobre como ter mais solidez no mercado. Boa leitura!

Como o varejo tem se reinventado?

Principalmente o comércio que estava acostumado a vender somente nas suas filiais, de forma física, e não apostavam no poder do digital, teve grandes problemas em continuar lucrando. Afinal, o consumidor se obrigou a aprender a realizar transações comerciais de forma on-line.

Com a pandemia, o consumidor aprendeu a ter domínio do digital, realizando diversas atividades que, anteriormente, não imaginava que pudesse ter tanta segurança, como:

  • comprar em um supermercado por um aplicativo;
  • pagar as suas contas pelo internet banking;
  • comprar roupas pelo WhatsApp;
  • comprar presentes e enviar aos seus amigos com apenas alguns cliques; e
  • muito mais! 

Então, esses hábitos foram incorporados no dia a dia das pessoas. Por isso, o varejo precisou se reinventar, criando um planejamento da jornada de compra, apostando em estratégias digitais para se relacionar com os seus consumidores.

Quais aprendizados podem permanecer em um mundo pós-pandemia? 

Existem alguns insights que podemos trazer para o varejo em tempos de pós-pandemia. Confira quais são eles:

  • é preciso mais agilidade no atendimento, na entrega e no retorno ao cliente (principalmente quando se tratam de fretes de produtos e delivery);
  • seja qual for o ramo da sua empresa, é necessário ter forte presença no digital;
  • todo o planejamento da sua empresa precisa inserir o cliente no centro de todas as estratégias — aqui, o customer success se torna muito importante;
  • é preciso integrar o on e off da sua empresa para conquistar resultados mais satisfatórios;
  • é necessário ter uma total preocupação com a higiene, a saúde e a segurança dos clientes e colaboradores;
  • é preciso humanizar o atendimento, tendo empatia, saber ouvir o feedback do cliente e atendê-lo de forma única, inovadora e criativa;
  • é fundamental estar presente no digital com uma boa experiência responsiva, pois o consumidor está aprendendo a comprar o que precisa, pesquisar e tirar as suas dúvidas — tudo isso no conforto da sua casa e tendo o domínio na palma da sua mão.

Como o marketing pode ajudar a turbinar os negócios?

Como vimos, o mundo está cada vez mais digital e isso não vai acabar quando a pandemia passar. Portanto, tenha uma certeza: a sua empresa precisa apostar no poder do marketing digital, criando uma publicidade inteligente.

Se você quer garantir o futuro da sua marca, comece a planejar as suas estratégias de Inbound Marketing desde já. Afinal, os clientes buscam por experiências ricas, personalizadas e seguras. E com o marketing on-line você consegue fazer isso.

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